2.2.2 - Experiência Precoce

 

  Como a própria palavra indica é uma experiência “antes do tempo”, isto é, na área da educação a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo à criança logo muito cedo, algumas horas após o nascimento, por exemplo.

O caso dos gémeos, um recebe um treino muito intenso precocemente e o outro só uns meses mais tarde e dos gansos bebés que recebem um estímulo entre as 10 e 32 horas após o nascimento, são exemplos desta experiência como veremos mais à frente (Sprinthall & Sprinthall, 1990).

Tudo o que sejam experiências realizadas logo muito cedo, nas primeiras horas ou dias, são consideradas experiências precoces. Um dos autores que escreveu sobre ela foi Freud, este destacava que as experiências vividas na infância eram determinantes no desenvolvimento da personalidade (Sprinthall & Sprinthall, 1990).

No início, quando se começou a falar em experiência precoce argumentou-se que esta só podia “ estimular o desenvolvimento emocional em desfavor do desenvolvimento intelectual”, muito recentemente é que foi aceite a ideia de esta experiência tem bastante importância no desenvolvimento intelectual (Sprinthall & Sprinthall, 1990).

 

Experiência Precoce.pdf