Programa da Disciplina

 

1. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

1.1. O aparecimento da Psicologia como ciência

1.2. O objecto em Psicologia

1.3. Métodos e técnicas em Psicologia

1.4. Ciência vs. Senso comum

1.5. Psicologia Aplicada: a Psicologia do Desenvolvimento.


2. CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E ENVELHECIMENTO

2.1. Fundamentos do crescimento e desenvolvimento

2.1.1. Observação, explicação e predição em Psicologia do Desenvolvimento

2.1.2. Crescimento físico e desenvolvimento: controvérsia Hereditariedade vs. Meio


2.2. Desenvolvimento ao longo da infância e adolescência

2.2.1. Desenvolvimento físico

2.2.2. Experiência precoce

2.2.3. Desenvolvimento cognitivo

2.2.4. Desenvolvimento pessoal

2.2.5. Desenvolvimento moral


2.3. Desenvolvimento ao longo da idade adulta: tarefas desenvolvimentais nos vários domínios de existência

2.3.1. Início da vida adulta: papéis e questões

2.3.2. A família e o desenvolvimento do adulto

2.3.3. Desenvolvimento do adulto e o trabalho

2.3.4. Desenvolvimento da personalidade: continuidade e mudança

2.3.5. O envelhecimento: mudanças físicas e cognitivas

2.3.6. O envelhecimento: mudança de estatuto

2.3.7. O fim da vida: morte e luto.

 

 

Objectivos, Competências e  Resultados de aprendizagem

OBJECTIVOS:

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objecto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua actividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objectivos:


i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócio-emocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e concepções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;

ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a selecção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adoptar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.


COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

O estudante deverá ser capaz de:

i) descrever diferentes perspectivas, objectos de estudo e métodos de investigação na Psicologia;

ii) analisar os principais tópicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento, no quadro de referência de perspectivas teóricas e modelos relevantes neste domínio;

iii) avaliar a integração das influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento;

iv) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças físicas/ biológicas ao longo da vida;

v) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças cognitivas ao longo da vida;

vi) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças sócio-emocionais ao longo da vida;

vii) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças ao nível da moral ao longo da vida;

viii) examinar questões relacionadas com a morte e morrer.