Dos 12 aos 15 anos
Desenvolvimento Físico | ||
• Com a entrada na adolescência, observa-se um aumento repentino em altura, peso e força; • As raparigas alcançam gradualmente a maturidade física e sexual, enquanto que os rapazes estão ainda a iniciar este processo de maturação; • Preocupação com a aparência; |
||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Melhoria das capacidades de argumentação; • Melhoria das capacidades de raciocínio: • Capacidade de aplicar conceitos a exemplos específicos; • Utilização de raciocínio dedutivo; • Aprende a raciocinar sobre problemas, mesmo na ausência de acontecimentos ou exemplos concretos; • Capacidade de construir soluções hipotéticas para um problema e de avaliar qual é a melhor; • Capacidades extraordinárias ao nível da memorização, bem como da introspecção e reflexão; |
||
Desenvolvimento Social | ||
• Os rapazes tendem a apresentar maior resistência a demonstrações de afecto; • Têm relações afectivas menos intensas com elementos do mesmo sexo; as raparigas tendem a manifestar maior interesse no sexo oposto do que os rapazes; • Pouca disponibilidade para o relacionamento com irmãos mais novos; |
||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Maior evitamento do contacto com os pais, por vezes sentidos pelo adolescente como muito restritivos; • Por vezes mostram-se ressentidos; direccionam verbalmente a sua raiva para a figura de autoridade; • Preocupação com o desempenho escolar, a aparência e a popularidade; • Maior introspecção; |
||
Desenvolvimento Moral | ||
• Procura encontrar alternativas e tomar decisões sozinho; • Preocupa-se com o tratamento justo dos outros; |