Dos 4 aos 5 anos

 

Desenvolvimento Físico

•  Rápido desenvolvimento muscular;

•  Grande actividade motora, com maior controlo dos movimentos;

•  Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda;

 
Desenvolvimento Intelectual

•  Adquiriu já um vocabulário alargado, constituído por 1500 a 2000 palavras; manifesta um grande interesse pela linguagem, falando incessantemente;

•  Compreende ordens com frases na negativa;

•  Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas;

•  Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas;

•  Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade;

•  Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás";

•  Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objectos reais;

•  Começa a reconhecer padrões entre os objectos: objectos redondos, objectos macios, animais...

 
Desenvolvimento Social

•  Gosta de brincar com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser selectiva acerca dos seus companheiros;

•  Gosta de imitar as actividades dos adultos;

•  Está a aprender a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro;

 
Desenvolvimento Emocional

•  Os pesadelos são comuns nesta fase;

•  Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;

•  Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros;

•  Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores;

•  Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante envergonhada;

•  Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo;

 
Desenvolvimento Moral

•  Tem maior consciência do certo e errado, preocupando-se maioritariamente em fazer o que está certo; pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa pelos seus comportamentos);