Dos 4 aos 5 anos
Desenvolvimento Físico | ||
• Rápido desenvolvimento muscular; • Grande actividade motora, com maior controlo dos movimentos; • Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda; |
||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Adquiriu já um vocabulário alargado, constituído por 1500 a 2000 palavras; manifesta um grande interesse pela linguagem, falando incessantemente; • Compreende ordens com frases na negativa; • Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas; • Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas; • Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade; • Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás"; • Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objectos reais; • Começa a reconhecer padrões entre os objectos: objectos redondos, objectos macios, animais... |
||
Desenvolvimento Social | ||
• Gosta de brincar com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser selectiva acerca dos seus companheiros; • Gosta de imitar as actividades dos adultos; • Está a aprender a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro; |
||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Os pesadelos são comuns nesta fase; • Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar; • Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros; • Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores; • Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante envergonhada; • Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo; |
||
Desenvolvimento Moral | ||
• Tem maior consciência do certo e errado, preocupando-se maioritariamente em fazer o que está certo; pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa pelos seus comportamentos); |