Dos 5 aos 6 anos

 

Desenvolvimento Físico

•  A preferência manual está estabelecida;

•  É capaz de se vestir e despir sozinha;

•  É capaz de assegurar a sua higiene de forma independente;

•  Pode manifestar dores de estômago ou vómitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos;

 
Desenvolvimento Intelectual

•  Fala fluentemente, utilizando correctamente o plural, os pronomes e os tempos verbais;

•  Grande interesse pelas palavras e a linguagem;

•  Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa;

•  Segue instruções e aceita supervisão;

•  Conhece as cores, os números, etc.; pode identificar e distinguir euros e cêntimos;

•  Capacidade para memorizar histórias e repeti-las;

•  É capaz de agrupar e ordenar objectos tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior);

•  Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã";

 
Desenvolvimento Social

•  A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação;

•  Copia os adultos;

•  Brinca com meninos e meninas;

•  Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo;

•  Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão;

•  Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar;

•  Conhece as diferenças de sexo;

•  Aprecia conversar durante as refeições;

•  Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebés;

•  Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente aqueles que não apresentam o mesmo comportamento;

 
Desenvolvimento Emocional

•  Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos;

•  Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, chuchar no dedo, etc.;

•  Preocupa-se em agradar aos adultos;

•  Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros;

•  Envergonha-se facilmente;

 
Desenvolvimento Moral

•  Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.