Dos 5 aos 6 anos
Desenvolvimento Físico | ||
• A preferência manual está estabelecida; • É capaz de se vestir e despir sozinha; • É capaz de assegurar a sua higiene de forma independente; • Pode manifestar dores de estômago ou vómitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos; |
||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Fala fluentemente, utilizando correctamente o plural, os pronomes e os tempos verbais; • Grande interesse pelas palavras e a linguagem; • Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa; • Segue instruções e aceita supervisão; • Conhece as cores, os números, etc.; pode identificar e distinguir euros e cêntimos; • Capacidade para memorizar histórias e repeti-las; • É capaz de agrupar e ordenar objectos tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior); • Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã"; |
||
Desenvolvimento Social | ||
• A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação; • Copia os adultos; • Brinca com meninos e meninas; • Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo; • Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão; • Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar; • Conhece as diferenças de sexo; • Aprecia conversar durante as refeições; • Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebés; • Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente aqueles que não apresentam o mesmo comportamento; |
||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos; • Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, chuchar no dedo, etc.; • Preocupa-se em agradar aos adultos; • Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros; • Envergonha-se facilmente; |
||
Desenvolvimento Moral | ||
• Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis. |