Dos 8 aos 9 anos
Desenvolvimento Físico | ||
• É muito activa e pode sofrer acidentes frequentes; |
||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• O seu pensamento está mais organizado e lógico; • Preocupa-se em perceber a razão das coisas que a rodeiam; • Sobrestima frequentemente as suas capacidades, com consequente frustração em caso de insucesso; • Procura mais informação acerca da gravidez e do nascimento; pode questionar o papel do pai; |
||
Desenvolvimento Social | ||
• Faz novos amigos com facilidade, preocupando-se em estabelecer relações recíprocas; pode desenvolver uma relação mais próxima com uma criança do mesmo sexo; considera o grupo de amigos importante; • Gosta da escola; • Não se envolve tanto em conversas com a família durante a refeição, prefere comer depressa para iniciar outra actividade; |
||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Exige mais amor e compreensão da figura materna; • Tem mais segredos; • Pode ser excessivamente auto-crítica, com tendência para dramatizar as situações em que antecipa dificuldades; • Exibe menos medos e mais razoáveis; • Pode resistir e argumentar contra instruções e pedidos feitos pelos adultos; • Aprecia recompensas imediatas pelo seu comportamento; |
||
Desenvolvimento Moral | ||
• Pode vivenciar sentimentos de culpa e vergonha; |