Dos 9 aos 10 anos
Desenvolvimento Físico | ||
• Possui já um bom controlo corporal; está interessada em desenvolver força, capacidades e rapidez; • Desenha com grande detalhe; • As raparigas começam a desenvolver-se mais rapidamente do que os rapazes; |
||
Desenvolvimento Intelectual | ||
• Manifesta preferência por trabalhos e tarefas mais complexas; • Tem interesses definidos e uma grande curiosidade; procura e memoriza factos; emprega um raciocínio e pensamento abstractos; • As diferenças individuais tornam-se mais marcadas; • Gosta de ler, escrever e de utilizar livros e referências; |
||
Desenvolvimento Social | ||
• Rapazes e raparigas diferem em termos de personalidade, características e interesses; • Grande orientação para o grupo, formado por elementos do mesmo sexo: preferência por actividades de jogo cooperativo e de equipa; • Maior interesse nas relações afectivas e actividades sociais; |
||
Desenvolvimento Emocional | ||
• Pode exibir alguns problemas de comportamento, sobretudo quando não se sente aceite pelos outros; • Está a tornar-se cada vez mais independente e "merecedora" de confiança; |
||
Desenvolvimento Moral | ||
• Tem consciência de justiça; • É altamente competitiva; • Tem ainda dificuldade em assumir os erros mas tem maior capacidade de aceitar as falhas e de se responsabilizar por elas; • Grande percepção do certo e errado; |