Wolflgang Kohler

 

 

Wolfgang Köhler nasceu a 21 de Janeiro de 1887 e faleceu a 1967 e foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt.

Köhler, juntamente com Max Wertheimer (1834-1943) e Kurt Koffka (1886-1941), defendeu que o todo é diferente da soma das partes. Não são as representações, mas sim as suas relações que decidem do sentido de um pensamento.

 

Köhler e o Gestaltismo:

A escola de Gestalt (Forma, todo, configuração) contesta a explicação de percepções como sendo um conjunto de sensações elementares. Esta surgiu assim como uma forma de protesta contra a psicologia de Wundt, que tiinha como base os elementos sensoriais e não valorizava a consciência. Os psicólogos de Gestalt acreditavam no valor desta última e rejeitavam a redução dos fenómenos a átomos/elementos, defendendo que um objecto não é um pacote de sensações não podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Defendiam que a percepção está para além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais. As partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo.

A Psicologia de Gestalt pode ser também vista como a Psicologia da forma. Os Gestaltistas estão preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de óptica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

O objectivo desta escola foi determinar os princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja o modo como estruturamos a realidade.

Um conjunto é mais do que a soma das partes que o constituem;

A forma é a melhor possível nas condições presentes (princípio da boa forma ou pregnância).

São estes princípios que permitem afirmar que, em condições iguais, os estímulos que formam uma boa figura terão tendência a serem agrupados:

O cinema é exemplo de um movimento aparente: a sucessão de fotografias que parecem apresentar movimento deve-se ao modo como nós organizamos a informação, o que é feito a nível cerebral de um modo inato e automático.

 

Köhler estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema. As suas experiências com chimpanzés (empilhando caixotes para alcançar alimentos) comprovaram que estes têm condições de resolver problemas relativamente complexos.


Com o objectivo de demonstrar a importância da organização da informação num todo foram produzidas imagens que podem ser interpretadas de diferentes modos. A imagem de fundo apresentada mostra duas figuras que podem ser percepcionadas caso sejam realçados os tons escuros de uma imagem ou os tons claros.

 

 

Behaviorismo

Fundador Kolher
Pressupostos

As percepções partem das estruturas, das formas, dos conjuntos, das totalidade, não sendo possível reduzi-las nos seus elementos.

O todo é percebido antes das partes que o constituem.
Objecto Percepções e pensamentos.
Objectivo Compreender como se organizam os elementos na percepção para formar um todo.
Método Método experimental; introspecção.
Contributo Salienta a importância de todo, que é qualitativamente diferente as soma dos seus elementos, criticando o Associacionismo (que visa a decomposição em unidades) e o behaviorismo ( que reduz o comportamento e as associações simples estimulo – resposta). Enfatiza o aspecto inato das leis da organização preceptiva.