Wolflgang Kohler
Wolfgang Köhler nasceu a 21 de Janeiro de 1887 e faleceu a 1967 e foi um dos principais teóricos da Psicologia de Gestalt. Köhler, juntamente com Max Wertheimer (1834-1943) e Kurt Koffka (1886-1941), defendeu que o todo é diferente da soma das partes. Não são as representações, mas sim as suas relações que decidem do sentido de um pensamento. Köhler e o Gestaltismo: A escola de Gestalt (Forma, todo, configuração) contesta a explicação de percepções como sendo um conjunto de sensações elementares. Esta surgiu assim como uma forma de protesta contra a psicologia de Wundt, que tiinha como base os elementos sensoriais e não valorizava a consciência. Os psicólogos de Gestalt acreditavam no valor desta última e rejeitavam a redução dos fenómenos a átomos/elementos, defendendo que um objecto não é um pacote de sensações não podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Defendiam que a percepção está para além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais. As partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. A Psicologia de Gestalt pode ser também vista como a Psicologia da forma. Os Gestaltistas estão preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de óptica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. O objectivo desta escola foi determinar os princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja o modo como estruturamos a realidade. Um conjunto é mais do que a soma das partes que o constituem; A forma é a melhor possível nas condições presentes (princípio da boa forma ou pregnância). São estes princípios que permitem afirmar que, em condições iguais, os estímulos que formam uma boa figura terão tendência a serem agrupados: O cinema é exemplo de um movimento aparente: a sucessão de fotografias que parecem apresentar movimento deve-se ao modo como nós organizamos a informação, o que é feito a nível cerebral de um modo inato e automático. Köhler estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema. As suas experiências com chimpanzés (empilhando caixotes para alcançar alimentos) comprovaram que estes têm condições de resolver problemas relativamente complexos.
Com o objectivo de demonstrar a importância da organização da informação num todo foram produzidas imagens que podem ser interpretadas de diferentes modos. A imagem de fundo apresentada mostra duas figuras que podem ser percepcionadas caso sejam realçados os tons escuros de uma imagem ou os tons claros.
Behaviorismo
Fundador | Kolher |
Pressupostos |
As percepções partem das estruturas, das formas, dos conjuntos, das totalidade, não sendo possível reduzi-las nos seus elementos. O todo é percebido antes das partes que o constituem. |
Objecto | Percepções e pensamentos. |
Objectivo | Compreender como se organizam os elementos na percepção para formar um todo. |
Método | Método experimental; introspecção. |
Contributo | Salienta a importância de todo, que é qualitativamente diferente as soma dos seus elementos, criticando o Associacionismo (que visa a decomposição em unidades) e o behaviorismo ( que reduz o comportamento e as associações simples estimulo – resposta). Enfatiza o aspecto inato das leis da organização preceptiva. |