Programa da Disciplina
1. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1.1. O aparecimento da Psicologia como ciência
1.2. O objecto em Psicologia
1.3. Métodos e técnicas em Psicologia
1.4. Ciência vs. Senso comum
1.5. Psicologia Aplicada: a Psicologia do Desenvolvimento.
2. CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E ENVELHECIMENTO
2.1. Fundamentos do crescimento e desenvolvimento
2.1.1. Observação, explicação e predição em Psicologia do Desenvolvimento
2.1.2. Crescimento físico e desenvolvimento: controvérsia Hereditariedade vs. Meio
2.2. Desenvolvimento ao longo da infância e adolescência
2.2.1. Desenvolvimento físico
2.2.2. Experiência precoce
2.2.3. Desenvolvimento cognitivo
2.2.4. Desenvolvimento pessoal
2.2.5. Desenvolvimento moral
2.3. Desenvolvimento ao longo da idade adulta: tarefas desenvolvimentais nos vários domínios de existência
2.3.1. Início da vida adulta: papéis e questões
2.3.2. A família e o desenvolvimento do adulto
2.3.3. Desenvolvimento do adulto e o trabalho
2.3.4. Desenvolvimento da personalidade: continuidade e mudança
2.3.5. O envelhecimento: mudanças físicas e cognitivas
2.3.6. O envelhecimento: mudança de estatuto
2.3.7. O fim da vida: morte e luto.
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
OBJECTIVOS:
A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objecto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua actividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objectivos:
i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócio-emocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e concepções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a selecção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adoptar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
O estudante deverá ser capaz de:
i) descrever diferentes perspectivas, objectos de estudo e métodos de investigação na Psicologia;
ii) analisar os principais tópicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento, no quadro de referência de perspectivas teóricas e modelos relevantes neste domínio;
iii) avaliar a integração das influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento;
iv) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças físicas/ biológicas ao longo da vida;
v) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças cognitivas ao longo da vida;
vi) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças sócio-emocionais ao longo da vida;
vii) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças ao nível da moral ao longo da vida;
viii) examinar questões relacionadas com a morte e morrer.