Dos 3 aos 4 anos

 

Desenvolvimento Físico

•  Grande actividade motora: corre, salta, começa a trepar escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo;

•  Embora ainda não seja capaz de apertar os atacadores, veste-se sozinha razoavelmente bem;

•  É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo;

•  Faz puzzles simples;

•  Copia figuras geométricas simples;

•  É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia);

 
Desenvolvimento Intelectual

•  Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos;

•  Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis;

•  Compreende o conceito de "dois";

•  Sabe o nome, o sexo e a idade;

•  Repete sequências de 3 algarismos;

•  Começa a ter noção das relações de causa-e-efeito:

•  É bastante curiosa e inquiridora;

 
Desenvolvimento Social

•  É bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria;

•  Tem dificuldade em cooperar e partilhar;

•  Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afecto;

•  Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres;

•  Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em actividades de grupo com outras crianças;

 
Desenvolvimento Emocional

•  É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo;

•  Começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança;

•  Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro;

•  Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda;

•  Imita os adultos;

 
Desenvolvimento Moral

•  Começa a distinguir o certo do errado;

•  As opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para a criança;

•  Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva;

•  Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo "Eu mato-te!", sem ter noção das suas implicações;