1. Introdução à Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças de comportamento relacionadas à idade durante a vida de uma pessoa. Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos, incluindo habilidades motoras, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.


Questões formuladas por psicólogos do desenvolvimento incluem as seguintes:

  • São as crianças qualitativamente diferentes dos adultos ou eles simplesmente não têm a mesma experiência dos adultos?
  • O desenvolvimento ocorre através de uma acumulação gradual de conhecimento ou por mudanças de um estádio de pensamento ou outro?
  • As crianças nascem com conhecimento inato ou elas percebem as coisas com a experiência?
  • O desenvolvimento é direccionado pelo contexto social ou por algo dentro da criança?

 

A humanidade desde sempre colocou inúmeras questões acerca do mundo que a rodeia, procurando respostas que lhe atenuassem a angústia e a inquietação. Contudo, a Natureza não foi o único objecto destas interrogações. Este também passou a reflectir sobre si mesmo e sobre a vida humana, nomeadamente sobre as suas emoções, inquietações, sentimentos, o porquê da existência, do nascimento, da morte…

É deste modo que nasce o conceito de alma, onde reside a raiz etimológica da psicologia: psishé (alma) + logos (razão, estudo), mas tal levou a informações erradas baseadas na fé e crenças populares bem como ao surgimento da parapsicologia. O termo psicologia só aparece no século XVI com Rodolfo Goclénio.

Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história. Tal frase lança luz sobre o facto dos povos de todos os tempos e de todas as culturas se terem ocupado dos problemas da alma e da vida humanas. A partir dos testemunhos escritos que nos ficaram das antigas culturas da Índia, China, Ásia Anterior, do Delta e do Nilo, a partir de mitos e contos populares bem como de obras eruditas, podemos depreender que os homens sempre reflectiram sobre a alma, sobre a morte e sobre a imortalidade, sobre o bem e o mal e sobre as causas dos seus medos e preocupações.


Como atingir o estatuto de Ciência?

Esta é a questão que se colocou nos finais do século XIX à Psicologia e que obteve respostas diferenciadas, levando diversos autores a definirem objectos e métodos específicos, consoante os problemas estudados.


Os caminhos possíveis para a Psicologia:

  • Estudar a consciência ou os comportamentos?
  • Os comportamentos são inatos ou adquiridos?
  • Estudar os factos isolados ou numa perspectiva de conjunto? 


A Psicologia do Desenvolvimento

Em psicologia, aparecem algumas áreas com conteúdos próximos uns dos outros, mas com conotações diferentes. Assim, é possível distinguir psicologia da criança, psicologia genética e psicologia do desenvolvimento. Correspondem também a realidades relacionadas, mas diferentes, os conceitos de crescimento, maturação, aprendizagem, desenvolvimento, evolução, ontogenia e filogenia. O crescimento refere-se à mudança física com aumento de peso e estatura. A maturação implica mudanças sobretudo nas estruturas neurológicas e glandulares. A aprendizagem, pode definir-se como uma mudança relativamente estável no potencial de comportamento, atribuível a uma experiência. Na clássica definição de Bower e Hilgard (1981), a aprendizagem diz respeito a uma mudança no comportamento ou no potencial de comportamento relacionada com uma situação e provocada por repetidas experiências do sujeito nessa situação, desde que a mudança de comportamento não possa ser explicada por tendências inatas de resposta, maturação ou estados temporários do organismo (tais como fadiga, embriaguez, impulsos, etc.)

O conceito de desenvolvimento é mais abrangente do que a aprendizagem. Refere-se às mudanças não só nas estruturas físicas, neurológicas e glandulares, mas também no comportamento, nas estruturas psicológicas e nos traços de personalidade, mudanças essas que demonstrem manter uma certa permanência e uma sequência regular. A filogenia refere-se às mudanças operadas ao longo da história e da evolução das espécies; a ontogenia refere-se às mudanças acontecidas ao longo da história pessoal de determinado indivíduo.


Psicologia na Actualidade

A Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais.