2.3.1 -Início da vida adulta: papéis e questões

  

O desenvolvimento das crianças e adolescentes instituiu-se ao longo do século XX como uma das áreas fortes da Psicologia. Porém, os restantes períodos de vida foram ignorados até aos anos 70. Os trabalhos de Perry abriram linhas produtivas do desenvolvimento cognitivo adulto – o julgamento reflexivo de King e Kitchener, orientado para a cognição epistémica. Ao longo dos anos 90, outras linhas desenvolvimentais se foram afirmando, incluindo aspectos polémicos da investigação, como por exemplo questões de género, como acontece com a reflexão epistemológica de Baxter Magolda. Fora desta tradição desenvolvimental de raiz piagetiana, surgem as teorias contextuais desenvolvimentais. Em Portugal assiste-se a um interesse cada vez maior pela vida adulta, por exemplo com a criação de novos ciclos de estudos. Entretanto, o que aconteceu no campo da investigação? Procurando contribuir para a divulgação da investigação neste domínio, o presente simpósio organiza-se em torno de diferentes tópicos e períodos de vida.